O dia 12 de junho é o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Instituído por meio da Lei n. 11.542/2007, é uma oportunidade para informar, debater e dar destaque ao enfrentamento à grave violação de direitos que é o trabalho infantil.
Anualmente, as campanhas são realizadas nessa data para motivar uma reflexão da sociedade sobre o trabalho infantil e suas consequências, assim como para garantir a crianças e adolescentes o direito de brincar, estudar e ter vivências próprias da infância e adolescência.
Com o slogan “Toda criança que trabalha perde a infância e o futuro”, a campanha deste ano busca estimular a sociedade e o Poder Público a adotarem ações concretas de enfrentamento a essa prática. A iniciativa tem como correalizadores o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção a Adolescentes no Trabalho (FNPETI), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Justiça do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Câmara Municipal de Alumínio é uma apoiadora da Campanha.
Segundo dados da PNAD-Contínua 2023 do IBGE, o Brasil registrou 1,607 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade em situação de trabalho infantil em 2023. O levantamento também apontou que o Brasil tinha 586 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos de idade exercendo as piores formas de trabalho infantil em 2023.
Meta 8.7 - A Meta 8.7 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prevê a erradicação do trabalho infantil em todas as suas formas até 2025. A eliminação efetiva do trabalho infantil é ainda um dos cinco Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho da OIT.
Segundo os dados mais recentes da OIT e do UNICEF, cerca de 160 milhões de crianças e adolescentes – 63 milhões de meninas e 97 milhões de meninos – estavam em situação de trabalho infantil no início de 2020. Dessas, 79 milhões estavam envolvidas em atividades perigosas que colocam em risco sua saúde, segurança e desenvolvimento moral.
Mesmo com os avanços no combate a essa violação de direitos – são 86 milhões de crianças a menos em situação de trabalho infantil do que em 2000 – os países não cumpriram o compromisso coletivo de acabar com essa prática até o ano 2025.
Como denunciar o trabalho infantil?
Você pode ligar gratuitamente para o Disque 100, canal de denúncias de violações dos direitos humanos. O site do programa de Combate ao Trabalho Infantil também conta com um canal para esse fim: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/servicos/mte/trabalho-infantil.
As denúncias ainda podem ser encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT), aos conselhos tutelares ou à Delegacia Regional do Trabalho do seu estado.
Para saber mais sobre o tema, acesse as cartilhas anexas nesta matéria.
Publicado em: 12 de junho de 2025
PUBLICAÇÃO OFICIAL 27ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 9ª LEGISLATURA DE 15 DE SETEMBRO DE 2025 ÀS 18:00 HORAS PRESIDENTE:...
Hoje, 16 de setembro, tem Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Alumínio, às 18 horas, para discussão única do...
Hoje tem Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Alumínio às 18 horas. Acompanhe presencialmente no Plenário ou pela...
Hoje celebramos aqueles que, com coragem, responsabilidade e dedicação, garantem o respeito às regras e a justiça den...
O Pregoeiro da Câmara do Município de Alumínio/SP, no uso de suas atribuições legais, comunica aos interessados em p...
Falar é a melhor solução. Neste mês, a Câmara Municipal de Alumínio se une à campanha Setembro Amarelo para reforçar...
O conteúdo do Portal da Câmara Municipal de Alumínio pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - http://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.28 | Desenvolvido por: Sino Informática.