Notícias

Comissões Permanentes para 2025 são instauradas



A Câmara Municipal de Alumínio definiu, na última segunda-feira, dia 03, durante a 1ª Sessão Ordinária do ano, a composição das nove Comissões Permanentes para 2025. Composta por três membros, cada Comissão tem o papel de propor projetos de Resolução e de Decreto Legislativo, em conformidade com o Regimento Interno, e ainda, de estudar os assuntos de sua especialidade e manifestar opinião sobre eles.

A Comissão de Justiça e Redação tem a missão de zelar pela constitucionalidade, legalidade e conformidade com o Regimento Interno da Câmara, além de promulgar a Resolução de destituição de todos ou da maioria dos membros da Mesa Diretora.

Todas as proposições de caráter financeiro precisam da manifestação da Comissão de Orçamento e Finanças. Aí se encaixam: o Plano Diretor, o Plano Plurianual - PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO, a Lei Orçamentária anual, proposições referentes a matéria tributária, abertura de créditos adicionais, empréstimos, que alterem a despesa ou a receita do Município, que acarretem reponsabilidade ao erário municipal, que interessem ao crédito público, que fixem e alterem as remunerações do funcionalismo ou que representem mutação patrimonial do Município.

A Comissão de Orçamento e Finanças também tem o dever de apresentar, no último ano da legislatura, Projetos de Lei fixando os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Vereadores, além do projeto de Decreto Legislativo aprovando ou rejeitando o parecer no Tribunal referente às contas do Prefeito.

Cabe à Comissão de Obras e Serviços Públicos analisar proposições de realização de obras e execução de serviços pelo Município, além de outras atividades referentes a transporte, comunicações, indústria, comércio e agricultura. Fiscalizar a execução do Plano Diretor, do PPA e da LDO também é papel dessa Comissão.

A Comissão de Educação, Cultura, Esportes, Lazer e Assistência Social tem a função de emitir parecer sobre projetos relacionados à Educação, ao Ensino, às Artes, ao Patrimônio Histórico, ao Lazer e aos Esportes, às obras e programas assistenciais. Já os projetos que envolvam o meio ambiente e a higiene e saúde pública devem passar pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

A instalação e o funcionamento de estabelecimentos industriais no Município são acompanhados pela Comissão de Desenvolvimento Industrial. Seus membros devem visitar a sede e as instalações industriais da empresa que pretenda receber em área em doação ou visitar o local onde se pretende instalar o estabelecimento, conforme o caso. No caso de implantação de estabelecimento industrial, o parecer da Comissão deve considerar se existe atividade poluidora ou que venha perturbar o sossego ou a saúde da população, analisar as consequências da implantação e do funcionamento para o meio ambiente, examinar a necessidade de mão-de-obra especializada e o nível salarial dos funcionários especializados e não especializados, e avaliar o retorno financeiro para o Município.

A Comissão de Segurança Pública, como o nome diz, deve estudar as proposições relativas a questões de segurança pública no Município, enquanto a Comissão de Política Habitacional deve apreciar proposições sobre questões de habitação ou programas habitacionais.

Por fim, a Comissão de Transparência e Controle tem o papel de elaborar pareceres em proposições relacionadas ao tema, zelar pela garantia ao acesso dos cidadãos aos dados  e informações de interesse público, promover e participar de seminários, cursos, congressos e eventos relativos a transparência e controle, orientar e auxiliar a Mesa quanto ao cumprimento da legislação, identificar meios e apresentar propostas de integração entre os dados e informações públicas da Câmara, elaborar relatório anual sobre política interna de transparência e controle que será apresentado à sociedade civil, e ainda, convocar e organizar, anualmente, a Audiência Pública de Transparência e Controle.

Conforme previsto no Regimento Interno, o Presidente da Câmara não pode fazer parte das Comissões Permanentes. Confira, abaixo, a composição de cada Comissão para o ano de 2025:

COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO

Presidente: DJ Delcinho

Membro: Jean da Elite

Membro: Leo Pistila

 

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS

Presidente: Jean da Elite

Membro: DJ Delcinho

Membro: Sara Lima

 

COMISSÃO DE OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Presidente: Sadrak Ferreira

Membro: Jean da Elite

Membro: Paulinho Bola

 

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTES, LAZER E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Presidente: Sislene

Membro: Jean da Elite

Membro: Sara Lima

 

COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE

Presidente: Paulinho Bola

Membro: Sislene

Membro: Sadrak Ferreira

 

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

Presidente: Sadrak Ferreira

Membro: Sislene

Membro: Eduardo

 

COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Presidente: DJ Delcinho

Membro: Leo Pistila

Membro: Sadrak Ferreira

 

COMISSÃO DE POLÍTICA HABITACIONAL

Presidente: Sara Lima

Membro: Jean da Elite

Membro: Eduardo

 

COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE

Presidente: Leo Pistila

Membro: Sislene

Membro: Sara Lima


Publicado em: 06 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email


Outras Notícias

Fique por dentro

30 de abril de 2025

CONVOCAÇÃO 18/2025 Concurso Público 01/2024

A Câmara Municipal de Alumínio convoca o candidato Alexandre Fernandes, classificado em 2º lugar no Concurso Público...



30 de abril de 2025

CONVOCAÇÃO 17/2025 Concurso Público 02/2024

A Câmara Municipal de Alumínio convoca a candidata Hellen Gabriele Ferreira, classificada em 9º lugar no Concurso Púb...



30 de abril de 2025

CAMAPANHA "MAIO LARANJA" CONSCIENTIZA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO DO ABUSO E DA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Instituída pela Lei n...



29 de abril de 2025

RESUMO DA 11ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 9ª LEGISLATURA

PUBLICAÇÃO OFICIAL   11ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 9ª LEGISLATURA DE 28 DE ABRIL DE 2025 ÀS 18:00 HORAS PRESIDENTE: PRO...



28 de abril de 2025

HOJE TEM SESSÃO ORDINÁRIA ÀS 18 HORAS

Hoje tem Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Alumínio às 18 horas.Acompanhe presencialmente no Plenário ou pelas...



25 de abril de 2025

RESUMO DA 9ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 9ª LEGISLATURA

PUBLICAÇÃO OFICIAL   9ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 9ª LEGISLATURA DE 07 DE ABRIL DE 2025 ÀS 18:00 HORAS PRESIDENTE: PROF...






Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!